bannerrootday

Ex-funcionários da Nokia criam nova empresa de celulares

Thomas Zilliacus, o CEO da Newkia.


Poucos dias após o anúncio da compra da Nokia pela Microsoft, vem a informação de uma nova empresa de celulares no mercado. Um grupo de ex-funcionários de cargos-chave da fabricante finlandesa anunciou a abertura da Newkia, uma companhia focada na produção de aparelhos com o sistema operacional Android e sediada em Singapura.

O comando da empreitada é de Thomas Zilliacus, ex-presidente da Nokia para territórios asiáticos, Jorma Nieminen, que ocupava a diretoria de smartphones, e Sven-Christer Nilsson, o antigo diretor da Ericsson que também teve passagem pela fabricante. A ideia não surgiu do nada, já que o trio forma um grupo de investidores que, inclusive, tentou comprar a antiga empregadora no final do ano passado, em um negócio que não deu certo.


Ataques diretos


As falas de Zilliacus durante o anúncio da nova companhia também tiveram a Nokia como alvo. Em sua crítica, o ex-CEO afirmou que a aquisição é um reflexo do fracasso da estratégia da empresa com o Windows Phone, capitaneada pelo atual presidente, Stephen Elop. Para ele, o movimento é responsável por fazer com que a fabricante deixasse de ser uma das principais do mercado para se tornar uma marca insignificante.

O executivo não faz cerimônia e afirma, com todas as letras, que a Nokia morreu no momento em que foi vendida para a Microsoft. E, agora, os princípios da empresa renascem sob a Newkia, que espera atrair outros ex-funcionários insatisfeitos e levar os conceitos originais adiante e criar os melhores smartphones do mercado.

A Newkia pretende lançar seu primeiro celular daqui a um ano, levando em conta que o planejamento de investimentos funcione. O mercado asiático é o grande foco aqui, mas há possibilidade de expansão para outros territórios.



Fonte: Tecmundo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANAL NO TELEGRAM

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018