Falso BBM para Android engana usuários e infecta centenas de aparelhos

Um aplicativo falso do BlackBerry Messenger (BBM) foi descoberto no Google Play por pesquisadores da empresa de segurança online Kaspersky. O programa já foi retirado da loja do Google. Porém, mais de 300 usuários fizeram o download do software em seus aparelhos.


O BBM é um programa exclusivo da plataforma BlackBerry que permite a usuários do sistema trocarem mensagens entre si gratuitamente. Ainda não há versões do software para iOS nem Android, mas cibercriminosos estão produzindo aplicações que simulam o aplicativo para estas plataformas, a fim de obter dados.
Analistas da empresa de segurança avaliaram o "Blackberry Messenger - BBM", hospedado na loja do Google, e viram que se tratava de um desenvolvedor falso, sem qualquer ligação com a fabricante do BlackBerry e de seus sistemas para smartphones.
De acordo com Dmitry Bestuzhev, diretor de Pesquisa e Análise da equipe da Kaspersky Lab América Latina, baixar um aplicativos desses pode ser muito perigoso.“Os cibercriminosos lucram ao roubarem dinheiro das vítimas diretamente do seu saldo disponível ou através do tráfego de rede”, destacou. Se referindo ao uso de créditos para ligações em smartphones.
O aplicativo mal-intencionado consegue obter estes dados porque, para instalá-lo, o usuário deve aceitar os termos e condições do software. O falso BBM pedia autorização para uso de uma aplicação chamada Airpush, que é capaz de coletar determinadas informações, incluindo o ID do Android, o endereço IP e a lista de todos os programas instalados no seu computador, além de receber dados de Internet e GPS.
Atenção nos 'termos e condições'
Muitas pessoas não contumam ler atentamente os termos e condições de cada aplicativo. Segundo a Kaspersky, é importante ficar atento, porque alguns programas maliciosos costumam pedir autorização para acessar dados privados do usuário. Pondo em risco o que está armazenado no celular e na nuvem.
Acesso a informações sigilosas em arquivos de log, instalação e remoção do sistema de arquivos do telefone, adicionar ou modificar o registro e favoritos do navegador do telefone, alterar ou apagar os dados do cartão SD e obter uma lista dos aplicativos podem ser algumas das ações que o usuário permite que o programa faça, caso não leia atentamente os termos. Por isso, é importante manter-se atento e evitar baixar arquivos de fontes desconhecidas.
Fonte: TechTudo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta