bannerrootday

HDs de 5 TB serão realidade em 2014 graças a "empilhamento de dados"

Vídeo explicativo da Seagate sobre SMR.


Acha que um HD de 1 TB já é um exagero para guardar dados? A Seagate está prestes a aumentar ainda mais essa capacidade e lançar, até 2014, discos rígidos com capacidade de 1,25 TB até 5 TB – e a tendência é que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.



O melhor de tudo? Essa evolução não acontece por mudanças radicais na fabricação dessas unidades ou no aumento do tamanho desses componentes, mas no processo de gravação – ou seja, é possível armazenar mais dados de forma mais eficiente no disco.
O processo é chamado de Shingled Magnetic Recorder (SMR). Em vez do método convencional, em que dados são gravados em faixas minúsculas e espaçadas entre si no disco rígido, aqui tudo é armazenado em pilhas, como se fossem fileiras de telhas na cobertura de uma casa.
Isso faz com que mais dados sejam acomodados no mesmo espaço, sem comprometer a eficácia da leitura posterior dos dados e sem precisar aumentar o tamanho do HD em si. A ideia é que os 20 TB sejam facilmente atingidos com a atual tecnologia, embora muitos testes ainda sejam necessários para que o disco tenha tanta capacidade sem comprometer o processo magnético de leitura e escrita.

Fonte:
 Seagate

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANAL NO TELEGRAM

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018