bannerrootday

Novos discos rígidos da Western Digital serão preenchidos com hélio

Discos rígidos continuam a ficar mais baratos e a oferecer mais espaço. Mas, para torná-los mais eficientes do que nunca, a Western Digital vai preenchê-los com hélio. A WD já anunciou seus planos antes, e agora revela mais detalhes.



Se você pudesse ver o interior de um disco rígido normal, notaria como ele funciona de forma bem mais brutal do que você imagina. Os pratos, discos magnéticos onde os dados são armazenados, giram a uma velocidade incrivelmente alta – milhares de rotações por minuto.
O número de pratos que podem ser empilhados em um mesmo HD é limitado pela resistência deles ao ar. Sim, a resistência do ar impede que veículos andem mais rápido, e faz o mesmo com seus dados.
Mas, em vez de ar, a Western Digital criou discos rígidos que são preenchidos com gás hélio, segundo o All Things D. O hélio, mais leve que o ar, possui resistência menor. Na verdade, a Western Digital já consegue colocar sete pratos onde, com ar, antes só cabiam cinco.
Dessa forma, o primeiro HD com hélio a sair da linha de produção tem 6 TB, contra 4 TB nas unidades convencionais . O All Things D explica por que isso é importante:
Implementar 11 petabytes de armazenamento utilizando a tecnologia atual de drives requer 12 racks e 2.880 unidades de disco rígido, e cerca de 33 quilowatts de energia para rodá-los. Com a nova tecnologia baseada em hélio, você poderia fazer isto com oito racks e 1.920 drives, e rodá-los com 14 quilowatts.
Previsivelmente, os primeiros HDs com hélio não serão para os consumidores, e sim para empresas. E isso é ótimo: o Netflix vai usá-los para armazenar filmes, e o CERN – centro de pesquisa responsável pelo Grande Colisor de Hádrons – vai armazenar dados de seus experimentos. Mas talvez, um dia, você tenha hélio em seu disco rígido também.
Fonte: Tribuna Hoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018