Comprar smartphone no final de 2013: um guia para se dar bem

O smartphone é o item mais desejado deste Natal, conforme apontou um estudo do SPC Brasil. Para quem ainda não o comprou, o mercado brasileiro já está suficientemente sólido e com ótimas opções. Para quem já tem, o desejo de trocar por um modelo mais novo enche os corações e só cresce com a proximidade das festas de fim de ano. Mas dentre tantas opções, a pergunta que mais se ouve é "será que vale a pena"? 


Desta vez, entretanto, faremos diferente. Com modelos antigos e novos à disposição, a dinâmica do mercado mudou. Há smartphones básicos mais novos com preços de intermediários antigos, assim como tops antigos já abaixo dos R$ 1 mil. E como as operadoras conseguem oferecer ofertas tentadoras, não há porque separar entre "baratinhos" e os "tops". Queremos que você faça a melhor compra. Então, pegamos os 20 modelos mais buscados no comparador de preços Zoom e fizemos este compilado. Escolha o seu preferido e boas compras!

Moto G dual-chip de 16 GB (color edition)

A Motorola acertou em cheio no Moto G. Anunciado mundialmente aqui no Brasil, o Motorola Moto G XT1033 é um dual-chip com "cara de top": tela de 4.5 polegadas, Android 4.3 (o update para o Android 4.4 chega em janeiro), processador quad-core e compatível com rede 3G+. A câmera tem 5 megapixels mas é boa. A memória interna é de 16 GB, mas sem entrada microSD. Nesta versão, especificamente, vem com quatro capinhas coloridas. É o melhor de sua categoria, mas ainda é difícil achar capas e películas.

Moto X
O smartphone top da Motorola não tem a melhor especificação, mas está ganhando os holofotes por conta de seus recursos. Com câmera de 10 megapixels e 16 GB de memória interna (sem entrada para cartões), o Motorola Moto X XT1058 é o único smartphone a ter um sensor de voz exclusivo para acionar o Google Now, mesmo quando desligado. Rodando o Android 4.2 (e com o update do Android 4.4 rolando aos poucos), ele suporta a rede 4G brasileira e tem um gestor de consumo da bateria excepcional. Assim como o G, entretanto, ainda é difícil achar capas e películas para ele.

Moto G dual-chip de 8 GB
Esta versão do Moto G é praticamente igual ao do primeiro colocado, com duas exceções: ele só vem com uma opção de cor de capinha (preta) e tem apenas 8 GB de memória interna. De resto, é tudo igual: 3G+, câmera de 5 megapixels, o update prometido para o Android 4.4 em janeiro e sem entrada microSD. É a melhor opção disparada em sua faixa de preço, mas por um pouco mais é possível levar a versão de 16 GB - mais espaço cabem mais fotos e mais músicas.

Samsung Galaxy S4 mini duos
Um dual-chip compacto com design e suporte de top: este é o Galaxy S4 mini duos GT-I9192; inspirado no carro-chefe da Samsung, Galaxy S4. Seu processador dual-core de 1.7 Ghz faz o Android 4.2 (Jelly Bean) rodar suave. A câmera é de 8 megapixels e cheia de recursos iguais ao do seu irmão maior, como a foto com som, que grava trechos de áudio junto com a imagem. Ele tem 8 GB de memória interna e entrada para cartões, além de diversas opções de capinhas e película, mas é bem mais caro.

Motorola Razr D3
O Razr D3 XT920 é uma boa opção para quem precisa de um telefone dual-chip "bom e barato". Ele vem com uma tela de 4 polegadas, processador dual-core, Android 4.1 e uma ótima câmera de 8 megapixels (considerando sua faixa de preço). Ele tem 4 GB de memória interna, que pode ser expandida pela entrada micro SD. Atende bem a quem não curtiu muito o Moto G, principalmente por já ter vários acessórios à venda no mercado.

Nokia Lumia 520
Este é Nokia com Windows Phone 8 é o telefone mais vendido da marca. As razões não são poucas: apesar de ter um processador dual-core de 1 GB e 512 MB de RAM, o Lumia 520 roda aplicativos com rapidez e sem travamentos, mesmo com uso intenso. Sua câmera de 5 megapixels dá conta do recado, e memória interna de 8 GB pode ser expandida com cartões SD. Não tem 4G, mas é bem barato.

Sony Xperia ZQ
O Xperia ZQ C6503 já não é mais o melhor smartphone que a Sony tem à venda; superado pelo Z1 e Z Ultra. Lançado no início do ano para fazer frente ao Galaxy S4, o ZQ agora está com um ótimo preço. Vale mais a pena pagar R$ 1.2 mil nele, com 4G, câmera de 13 megapixels e Android 4.1, do que em um S4 mini, por exemplo.

Samsung Galaxy S4
O Galaxy S4 já não é tanto queridinho pela mídia dado o tempo de lançamento, mas ainda é a principal aposta da Samsung e ainda mantém todo o seu valor. Recheado de sensores e com performance digna de aplausos, o Galaxy S4 é o porto seguro de quem tem medo de errar ao investir em um smartphone - apesar de não ser lá tão barato. É o smartphone Android com maior disponibilidade de capinhas e acessórios no Brasil.

LG Google Nexus 4
Um smartphone para puristas. O Nexus 4 tem em seu favor o peso do Google, que exige dos smartphones desta linha uma qualidade exemplar para rodar seu Android limpo, sem as firulas das fabricantes. Sempre atualizado com as versões mais recentes do sistema, o Nexus 4 já conheceu seu sucessor no exterior, mas seu custo o torna uma ótima opção de compra. 

Samsung Galaxy S3 Mini
O Galaxy S3 mini ainda chama atenção dos consumidores, mas apenas por um motivo: seu nome. Referência na geração passada, este telefone com câmera de 5 MP, 8 GB de memória interna e Android 4.1 (Jelly Bean) já foi superado por modelos mais novos. Ainda pode valer a compra se o preço for extremamente tentador, com algum plano de operadora.

Samsung Galaxy Win Duos
Um quad-core dual-chip com a cara do Galaxy S4: este é o Galaxy Win Duos GT-I8552. A performance não é comparável ao top da Samsung: a tela é uma LCD de 4.7 polegadas, a bateria tem 2.000 mAh, o Android é o 4.1 (Jelly Bean), a câmera é de 5 megapixels e ele tem apenas 1 GB de memória RAM. Se você não abre mão da Samsung, esta é a melhor opção em sua categoria.

Samsung Galaxy S3
Pensando em pegar um top da geração passada? O Galaxy S3 GT-I9300 ainda é uma ótima opção - principalmente porque a Samsung liberou neste fim de ano um update com o novo Android 4.3 (Jelly Bean). Com câmera de 8 megapixels e 16 GB de memória interna, o smartphone pode ser comprado por um valor confortável em sites de usados. Novo, só vale a pena se comprado com um bom desconto.

Apple iPhone 4
Lançado há 3 anos, o iPhone 4 é o smartphone mais antigo da lista. Ainda suportado pela Apple, o smartphone foi atualizado com o novo iOS 7 e ainda traz consigo uma ótima câmera de 5 megapixels, mas só é vendido hoje na versão de 8 GB. Sem suporte ao 4G, ele deve ser considerado uma opção apenas por quem deseja ter o seu primeiro iPhone, novo, mas nunca pode comprar. Pelo preço do novo desbloqueado, entretanto, é possível comprar modelos mais novos em sites de usados.

Motorola Razr D1
O Razr D1 XT918 é o smartphone Android mais barato desta lista. Perfeito para quem acha os valores dos outros modelos proibitivos, mas não abre mão de pegar um smartphone. Dual-chip, tem câmera de 5 megapixels e Android 4.1 (Jelly Bean), mas não espere muito dele: o desempenho é fraco - principalmente para jogos - e tende a piorar por só ter 4 GB de memória interna. 

Motorola Razr i
Primeiro telefone a vir com um processador Intel, o Motorola Razr i XT890 se mantém muito atrativo em sua faixa de preço. Com Android 4.0, tela de 4.3 polegadas e câmera de 8 megapixels, este smartphone pode ser uma boa alternativa para quem pensa em pegar um Moto G, mas abre mão do dual-chip e da última versão do Android por um telefone com entrada microSD e câmera melhor.

Samsung Galaxy S III Duos
Defasado, o Galaxy S3 duos GT-I8262B entra na mesma categoria do Razr D1: perfeito para quem quer pagar o mínimo possível em um smartphone. Dual-chip, roda Android 4.1 (Jelly Bean) e vem com processador dual-core e uma câmera de 5 MP. Ele supera o modelo da Motorola por ter 8 GB de memória interna, mas este Galaxy só é uma opção de compra se for pego de graça ou por valores irrisórios. Desbloqueado, perde feio para as opções acima.

Nokia Lumia 920 
Apesar de já ter modelos mais novos, o Lumia 920 ainda pode ser considerado o principal "top de linha" da Nokia. Rodando o Windows Phone 8 em todo o seu potencial e compatível com a rede 4G brasileira, este smartphone tem uma das melhores câmeras do mercado, com estabilizador de imagem e captação de áudio sem igual no mercado (é bom a ponto de, pelo preço, valer mais apenas que algumas câmeras que se dizem semi-profissionais).

Nokia Lumia 820 
Para quem busca um Windows Phone mas acha o Lumia 920 grande e pesado demais, e o Lumia 520 básico demais. Apesar de estar no meio termo, suas especificações o deixam perto do irmão mais parrudo: tem 4G, câmera de 8 megapixels, carregamento sem fio, tela HD de 4.3 polegadas e processador top, da Qualcomm, dual-core de 1.5 GHz. Se você abre mão da câmera do 920 por um modelo mais light, vá de 820.

LG Optimus G
O Optimus G E977 foi lançado com um objetivo claro: confrontar o Galaxy S3. Para isso, a LG não mediu esforços: colocou 4G, processador quad-core de 1.5 GHz, tela HD de 4,7 polegadas, uma câmera de 13 megapixels, 32 GB de memória interna e Android 4.1 (Jelly Bean). Seu preço costuma se manter sempre mais barato que seu rival, mas ele não tem tanta variedade de capinhas e acessórios quanto o S3.

Samsung Galaxy Grand Duos 
A melhor opção para quem quer um smartphone com tela grande e dual-chip. Mas se não foi por isso que o Galaxy Grand Duos GT-I9082 te atraiu, então é melhor repensar sua compra. Ele tem o visual e alguns recursos do Galaxy S4, além de uma tela de 5 polegadas e um processador dual-core de 1.2 GHz e câmera de 8 megapixels, mas pelo preço é possível pegar modelos mais novos e com configurações melhores.

Fonte: Tech tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta