bannerrootday

Como escolher o melhor tamanho de tela para o seu próximo smartphone?

As telas de smartphones evoluíram e passaram a ser uma das características mais importantes que os consumidores levam em consideração ao comprar um novo aparelho. Com tantas opções de tamanhos e tecnologias, como definir qual é o mais adequado para você? Pensando nisso, listamos alguns pontos que devem ser levados em consideração antes de adquirir o seu próximo gadget. Há opções com AndroidiOS e Windows Phone. Confira!




- Tamanho físico:
Os smartphones costumam ter telas de ao menos três polegadas, e no máximo um pouco mais de seis (o que os aproxima do conceito de foblets). Dentre tantas opções, o tamanho físico é fundamental para que o usuário se adapte a um aparelho. Afinal, se a operação diária nele for desconfortável, não importa o quão tecnológico ele seja: você vai detestá-lo.
Para tal, é preciso prestar a atenção em como o tamanho físico da tela se relaciona com todo o modo de segurar o telefone. Primeiro, é necessário verificar a forma como ele se encaixa no rosto para ligar e o “grip”, ou seja, a empunhadura, ao segurá-lo. Vale visitar lojas de operadoras e segurar alguns telefones na mão, analisando também se ele é confortável de ser usado com as duas mãos, na vertical e na horizontal, para digitar e ver vídeos, por exemplo.
Os telefones com tela menor costumam ser mais fáceis de manusear com apenas uma das mãos e bons para guardar no bolso da calça, porém perdem quando o assunto é navegação, em modo paisagem e também em digitação. Já os foblets são ideais para serem colocados no bolso do paletó ou até mesmo em bolsas e mochilas, mas operações com apenas uma das mãos, apesar de viáveis, podem causar algumas dores (LER) na mão.
- Intuito de operação:
Além do modo de segurar e da forma de levar o celular para todos os lugares, a tela tem ainda uma participação decisiva nos recursos do aparelho que você vai precisar. Para quem trabalha com documentos e planilhas, por exemplo, é recomendável ter um display muito maior.
Uma tela com, pelo menos, 5 polegadas, é o ideal. Afinal, é melhor para usar no modo de paisagem (na horizontal), com mais facilidade para digitar e editar documentos. O mesmo tamanho é indicado para quem gosta de jogar, pois os controles na posição horizontal ficam muito mais fáceis de operar, e os dedos não atrapalham a visualização do que se passa na tela.

Para quem gosta de fazer tudo ao mesmo tempo, também é legal ter uma tela com uma dimensão maior. Há aparelhos, como os da linha Galaxy Note, que têm “multijanelas”, ou seja, permitem abrir dois apps dividindo o espaço da tela. Para trabalhar assim, ter um display grande é bem melhor.
Já para quem apenas utiliza redes sociais, games casuais (tipo Candy Crush), ou lê um e-mail ou outro e gosta de ouvir músicas e ver vídeos no YouTube, não é preciso tanto. Smartphones com telas entre 3,5 e 5 polegadas já estão de ótimo tamanho. É possível encontrar boas opções, baratas, com telas pequenas e suficientes para isso.
 - Resolução do display: 
Número de Pixels, PPIs, SD ou HD, etc. Tudo isso importa muito, mas nem sempre é necessário ter a melhor qualidade de imagem possível. Obviamente, um telefone com resolução Full HD será capaz de exibir vídeos e jogos em alta definição completa, mas uma tela HD (720p) pode suprir esta necessidade tranquilamente.
O Full HD, curiosamente, é ótimo para um ponto que muita gente “não dá nada”: leitura. Afinal, o Full HD é muito mais nítido em telas menores do que nas maiores. Ter uma boa definição é fundamental para que se consiga ler textos sem precisar forçar os olhos. Mas se a tela for HD e seu tamanho for abaixo de 4,8 polegadas, a experiência de leitura ainda será boa. Foblets com tela HD, para leitura, entretanto, não são recomendados. Isso porque, apesar delas terem a mesma resolução, a qualidade de pixels por polegada vai diminuir. Ou seja: nem sempre uma telona HD é a de melhor qualidade. É preciso ter atenção ao número de pixels, e não só ao tamanho.
As telas que nem tem HD servem somente para uso casual, mas não são um bom investimento. Ler fica bastante complicado, e as imagens de filmes podem acabar ficando borradas ou demasiadamente pixeladas. Os jogos também não terão a mesma qualidade e o seu entretenimento perderá boa parte da graça.
Confira abaixo algumas dicas de telas para cada perfil:
  • Trabalho com Documentos e Planilhas: A partir de 5,5 polegadas Full HD 
  • Multitarefas: A partir de 5 polegadas HD ou Full HD 
  • Vídeos e Jogos: A partir de 4,5 polegadas HD ou Full HD 
  • Portabilidade e uso básico: A partir de 4 polegadas HD 
  • Econômicos: A partir de 4 polegadas SD 
Confira também alguns smartphones que se encaixem nos perfis:
  • Trabalho com Documentos e Planilhas:  Lumia 1520Note 3 e G Pro 2
  • Multitarefas:  LG G2 e Galaxy S5 
  • Vídeos e Jogos:  Lumia 1020Optimus G2iPhone 5S e Xperia Z2 
  • Portabilidade e uso básico:  iPhone 5CMoto GMoto X e BlackBerry Z10 
  • Econômicos: Lumia 520 e Xperia L 

Fonte: Tech tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018