bannerrootday

Revelado o tablet da Nokia de 2001, que nunca foi lançado

Durante algumas décadas o ano de 2001 foi provavelmente um dos grandes "fetiches" do futuro da humanidade, talvez por causa do grande impacto causado pelo filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick. Quando o primeiro ano do século XXI chegou de fato, a Nokia esteve perto de “colocar os pés no futuro”, por assim dizer, com o lançamento de um tablet que nunca ocorreu.



Em entrevista a um programa de TV finlandês, Esko Ylirussi, que trabalhou como especialista de comunicação de dados na Nokia entre 1996 e 2001, falou um pouco sobre o projeto que ajudou a desenvolver. Apesar de bem diferente do conceito atual de tablet, o equipamento poderia ser considerado pioneiro e à frente do seu tempo.

Ele vinha como uma superfície capaz de mantê-lo de pé verticalmente e sua tela era bem primitiva, exibindo conteúdo em preto e branco. Além disso, havia alguns botões localizados nas laterais do display — e era justamente com eles que o usuário iria interagir com o conteúdo mostrado pelo aparelho.

Vale lembrar que, também em 2001, a Microsoft apresentou ao mundo o seu Tablet PC, então o equipamento da Nokia seria uma espécie de concorrente no ramo. Será que, se tivesse se tornado realidade, o fator pioneirismo poderia ter dado um destino melhor à fabricante finlandesa? Eis uma resposta que nunca teremos.

Na página do ISTV é possível ver o vídeo da reportagem que, apesar de estar toda em finlandês, serve para mostrar algumas imagens a mais do tablet da Nokia que nunca aconteceu.

Fonte: ISTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018