bannerrootday

Orkut russo? Conheça o VKontakte, a rede social do criador do Telegram

Desde o anúncio da morte do Orkut, a rede social russa VKontakte ganhou forças no Brasil. O VK, como é conhecido, possui aproximadamente 260 milhões de usuários, sendo 340 mil deles brasileiros. Entre os mais ilustres, encontram-se Shakira, Kevin Spacey e Enrique Iglesias. O também chamado de "Orkut russo" já é o 25º site mais visitado no mundo e a sua interface lembra muito o famoso site do Google.





Em setembro de 2006, surgia a versão beta da VK. Já no mês seguinte, o site foi cadastrado como vkontakte.ru, e como no falecido Orkut, para ser usuário era necessário receber um convite. Em menos de um ano, já tinha um milhão de usuários. Em dezembro de 2008 a VK ultrapassou a Odnoklassniki, principal rede social da Rússia até então. Febre no país, a rede social já é o 3º website de toda a Internet mais visitado na Ucrânia e Bielorússia, e o 2º em toda a Rússia.

Atualmente, ela está disponível em mais de 70 línguas, incluindo o português brasileiro, e funciona tanto na web como em dispositivos móveis com plataforma AndroidiOS (iPhone e iPad) e Windows Phone





O fundador

Pavel Durov, atulamente com 29 anos, criou a VKontakt quando estava saindo da Universidade de São Petesburgo, em 2006. Conhecido no setor de tecnologia como o Mark Zuckerberg russo, Durov criou o maior canal de mídia independente (até janeiro de 2014) na Federação Russa. 




Além do VK, no ano passado, Durov lançou o Telegram, aplicativo que fez sucesso após a compra do WhatsApp Menssenger pelo Facebook.

Usuários brasileiros

O Orkut, rede social do Google, ficou dez anos no ar e já foi considerado o queridinho dos usuários brasileiros. Após o anúncio de seu encerramento, milhares de pessoas se sentiram órfãs. Se recusando a migrar para o Google+ ouFacebook, o jeito foi procurar algo parecido com a falecida rede social. 

De acordo com a rede social, 340 mil brasileiros já se cadastraram, antes mesmo do fim do Orkut. As consultas tanto para VK, quanto para VK.com, dispararam desde junho, segundo o Google Trends.
Semelhanças com o Orkut

Com a VKontakte, o usuário pode compartilhar fotos, atualizações de status e links com quem for seu amigo. Mas, a principal semelhança da rede russa com o Orkut é a presença de comunidades. Existe dois tipos: os grupos, que são comunidades descentralizadas, como fóruns de discussão; e as páginas públicas, para feed de notícias de famosos, por exemplo. Vale conferir.



Fonte: Tech tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018