Tango ou WhatsApp: veja qual é o melhor mensageiro

Ainda desconhecido por muitos, o Tango é um mensageiro online com recursos inéditos que promete dar trabalho na concorrência contra o bom e velho WhatsApp. Para conhecer melhor as vantagens e desvantagens dos rivais, veja este comparativo e confira se o Tango deve algo ao WhatsApp, mensageiro mais popular do Brasil.




Contatos – Empate
Assim como o WhatsApp, o Tango alimenta a sua base de contatos utilizando os telefones salvos na agenda do smartphone. Além disso, os dois aplicativos permitem que os usuários convidem os amigos para usar os serviços. Assim, quando mais conhecidos usarem o app, mais interessante ele se tornará.

Multimídia – Tango
Em relação à multimídia, o Tango leva vantagem. O aplicativo permite videoconferência e envio de músicas via Spotify, além de suportar envio de contatos, fotos, vídeos e mensagem de voz, assim como o WhatsApp. É possível também enviar e receber SMS, antigas mensagens de texto de operadora, pelo Tango gratuitamente.
E ainda, o concorrente do WhatsApp possui canais em diferentes categorias, incluindo entretenimento, esportes, música, estilo de vida e notícias. Além disso, permite que os usuários sigam as suas marcas favoritas para encontrar e compartilhar mídias, e oferece jogos para se divertir com os amigos.

Visual – WhatsApp
O Tango perde para o WhatsApp nesse quesito já que o segundo apresenta um visual mais clean e de usabilidade mais fácil. O excesso de informações do Tango acabam deixando o app mais "confuso" do que o rival. Além disso, o WhatsApp permite a troca do papel de parede, o que é uma grande vantagem para quem gosta de personalizações.

Ao ser iniciado, o Tango exibe diversas ferramentas, em cards agrupados, o que pode confundir o usuário. Já o seu concorrente oferece uma interface mais limpa e mostra todas as conversas logo ao abrir o app. Afinal, a função principal dos dois serviços é oferecer uma plataforma para a troca de mensagens e estava função não pode ficar em segundo plano. Então, dessa vez, exibir menos informações acabou sendo melhor visualmente.
Além disso, o WhatsApp possui versões em diversos idiomas, enquanto o seu concorrente está disponível apenas em inglês.

Emoticons – Empate
Quanto aos emoticons, figuras que expressam emoções nas conversas, houve novamente um empate. Os dois oferecem um conjunto de figuras: as do WhatsApp são estáticos e as do Tango são animados.  Ambos são igualmente bons, assim a preferência de um ou outro fica por conta do usuário. O Tango possui emoticons gratuitos e pagos.

Personalização – Empate
O Tango apresenta mais opções de personalização, como data de aniversário e gênero, além de foto de perfil, nome e número de telefone. Além disso, é possível conectar ao Facebook e adicionar as informações salvas no seu perfil da rede social. Já o WhatsApp permite a troca de papel de parede das conversas e atualização de status.

Ligações – Tango
O Tango suporta chamadas de voz gratuitas com os contatos, enquanto o WhatsApp permite apenas o envio de arquivos de áudios gravados no app ou salvos no smartphone ou tablet. O WhatsApp prometeu que as ligações passarão a integrar o conjunto de funções do aplicativo, mas, enquanto o recurso não sai, o Tango leva a melhor.

Custo e Plataformas - Tango 
Enquanto o WhatsApp cobra uma taxa de R$ 2,22 anuais, após o primeiro ano de uso, o Tango é gratuito e não exibe anúncios como forma de monetizar o programa. Entretanto, o app vende alguns emoticons.
Ambos estão disponíveis para, AndroidiOSWindows Phone e BlackBerry, porém o Tango saiu na frente porque roda no Windows. A versão permite mais conforto e facilidade ao usuário para receber e enviar mensagens no computador, quando a bateria do smartphone acabar por exemplo.
Conclusão – Tango
Apesar do WhatsApp ser mais popular e estar há mais tempo no mercado, o Tango leva vantagem em termos de recursos gerais. Além de enviar e receber mensagens, o app permite o envio de SMS e a realização de chamadas gratuitamente, o que é um grande diferencial, além dos canais de entretenimento, jogos e músicas.
O grande desafio são os contatos: muitos não possuem o aplicativo instalado no seu dispositivo móvel, o que dificulta a interação e o uso do Tango.
Fonte: Tech tudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta