Whatsapp aumenta segurança e implementa criptografia para usuários Android

Para quem estava preocupado com os relatos de casos em que os próprios governos andavam bisbilhotando a vida de seus cidadãos, chega uma boa notícia. O Whatsapp, aplicativo de mensagens que praticamente substituiu o serviço de SMS nos celulares, anunciou que implementará encriptação ponta-a-ponta (direto para o usuário) como uma aprimoração na sua proteção à privacidade, o que tornará muito menor a possibilidade de outras pessoas lerem a conversa de um usuário - até a própria empresa. A novidade por enquanto está limitada a aparelhos com Android.





O aplicativo usará o software livre Textsecure, criado pela Open Whisper Systems, uma empresa sem fins lucrativos focada na área de proteção à privacidade. O programa embaralha as mensagens com uma chave criptográfica que apenas o usuário pode acessar e nunca deixa o seu aparelho.

De acordo com o site da revista americana “Wired”, o Textsecure já vem encriptografando mensagens de Whatsapp em Android há uma semana. Ainda não há previsão para que o serviço seja implementado em aparelhos Apple ou com Windows Mobile, mas o criador da Open Whisper Systems, Moxie Marlinspike diz que a expansão para outros dispositivos deve acontecer em breve. Ele também afirma que a ação foi planejada por seis meses, desde que que o aplicativo de mensagens foi comprado pelo Facebook, em fevereiro.

“Eu realmente acho que este é a maior implementação de encriptação ponta-a-ponta na história”, disse Marlinspike. Na Google Play, site de download de aplicativos do Android, o Whatsapp foi baixado mais de 500 milhões de vezes.

Com o novo sistema, as mensagens agora viajarão até o aparelho do usuário antes de ser descriptografadas, ao invés de serem encriptografadas no servidor do aplicativo.

Segundo Marlinspike, o Whatsapp adicionará uma ferramenta que permitirá aos usuários verificarem as identidades dos outros baseado na sua chave criptográfica. “Usuários normais nem saberão a diferença. É totalmente sem atritos”, afirma.

Fonte: Istoé

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta