bannerrootday

Microsoft atualiza defender contra malware da Lenovo


A Microsoft publicou, nesta sexta-feira, uma atualização para seu software de segurança Windows Defender que acaba com os efeitos do adware Superfish. O polêmico programa vinha pré-instalado em notebooks da Lenovo e trocava os certificados SSL de sites seguros, interceptando as comunicações protegidas – e deixando que invasores fizessem o mesmo.




O update da MS foi notado pelo especialista Filippo Valsorda, da CloudFlare, que divulgou algumas capturas de tela (como a que aparece abaixo) em seu Twitter. Segundo as telas, o software de segurança começou a detectar a aplicação maliciosa e a recomendar sua remoção. Além disso, o programa passou a reiniciar quaisquer certificados SSL afetados pelo Superfish.Uma lista de desktops e notebooks afetados pelo adware está disponível aqui, e o mesmo Valsorda desenvolveu uma página que detecta a presença do adware. Basta acessá-la e conferir se um “Yes” aparece na tela. Caso isso aconteça, o melhor a se fazer é atualizar o Defender e deixá-lo agir para remover o problema da máquina.

A atualização liberada pela Microsoft veio em boa hora. Especialistas em segurança estavam quebrando a cabeça para “encontrar um método confiável para remover e desfazer completamente os efeitos prejudiciais do programa”, segundo o The Verge. Mas mesmo o renovado Defender não é capaz de reverter todo o estrago.Como notou o especialista da CloudFlare, o Defender não consegue alterar o certificado no Firefox – e nesse caso, consertar tudo manualmente é a solução. Para isso, abra as opções, vá a Avançado e à aba Certificados. Clique no botão Certificados e, na lista, procure por Superfish em Autoridades. Encontrou? Então selecione a opção, pressione Excluir e reinicie o browser.



Fonte: Info

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANAL NO TELEGRAM

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018