GAZON: CONHEÇA O NOVO MALWARE QUE ESTÁ SE ESPALHANDO EM APARELHOS ANDROID


Mais um malware foi descoberto recentemente em aparelhos móveis. Dessa vez quem trouxe o alerta foi a empresa de segurança AdaptiveMobile, que descreveu a atuação do vírus através de dispositivos Android. Batizado de Gazon, o malware já infectou mais de 4 mil dispositivos, só nos EUA. Sua atuação já está sendo monitorada em diversos países.

O malware se disfarça através de um falso vale-presente da Amazon, oferecendo descontos e vouchers, e quanto ele infecta o aparelho da vítima, vasculha a lista de contatos e envia links para cada um via SMS automaticamente, assim conseguindo se espalhar para novos alvos.





Além de gerar prejuízo para os usuários no envio desses SMS sem autorização, eles ainda geram receita para os hackers que desenvolveram o malware, pois há anúncios publicitários inseridos.

Quando o app falso é baixado e aberto, os usuários são convidados a participar de uma pesquisa para poderem acessar os supostos vouchers da Amazon. As vítimas são então levadas a clicar em páginas e realizar downloads de jogos na loja Google Play. Enquanto a vítima se ocupa com os cliques, o autor do malware ganha dinheiro.


Desde o seu lançamento nos Estados Unidos no dia 25 de fevereiro, a praga já infectou milhares de dispositivos móveis em mais de 30 países ao redor do mundo – incluindo Canadá, Reino Unido, França, Índia, Coréia, México, Austrália e Filipinas, de acordo com a equipe de segurança da AdaptiveMobile.

O Gazon se espalhou também através de mídias sociais como um incêndio, gerando mais de 16.000 cliques em todos os canais, incluindo Facebook e e-mail. No entanto, as mensagens SMS não-autorizadas é o trajeto principal do malware para se espalhar.

Vale lembrar que o Gazon é um aplicativo que é instalado através de páginas de terceiros, não tendo vínculo com a Play Store.

Fonte: Arena4G

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta