bannerrootday

Smart TVs Samsung ganham antivírus Gaia, contra ataques hacker



A Samsung anunciou no final de dezembro, ainda em 2015, o lançamento de uma ferramenta de segurança específica para smart TVs. Gaia, como foi batizada, é uma iniciativa que se aproxima de um antivírus, para tentar garantir maior proteção diante das tentativas de invasão hacker, que têm se tornado recorrentes em televisores que rodam o sistema operacional Tizen.

Além de aplicar a novidade nas TVs inteligentes, a Samsung torna a Gaia parte integral do Tizen em equipamentos com Internet das Coisas, para que seus produtos operem em um ecossistema seguro.

A ferramenta Gaia é uma plataforma que emprega defesa em três níveis. No primeiro deles, batizado de Secure Zone (Zona Segura), o sistema protege informações como senhas, dados bancários e dados de privacidade diversos que só podem ser acessados com o uso de um código PIN específico.

No segundo nível, o "antivírus da Samsung" emprega proteção aos dados trocados pelo televisor e a Internet com o uso de criptografia. Assim, o acesso de invasores fica mais difícil via Smart TV Samsung.

Na última camada, a Gaia opera monitorando o funcionamento do dispositivo e garantindo que a ferramenta esteja habilitada e operando corretamente o tempo todo. Além disso, o programa para TVs inteligentes da Samsung vai funcionar com chaves de segurança embutidas no hardware do televisor, algo que aumenta consideravelmente a força do sistema protetor.

Um ponto interessante a respeito da preocupação da Samsung é o fato de que, por causa da simplicidade da maioria dos sistemas operacionais que funcionam em TVs, os aparelhos podem ser usados como porta de entrada para ataques a redes domésticas, com aparelhos conectados. 

A princípio, a Gaia vai estrear nas novas smart TVs da Samsung ao longo de 2016, mas há planos de que o reforço em segurança seja adaptado para outros produtos conectados da marca, como geladeiras smarts.

Fonte: Techtudo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018