bannerrootday

Linha de Comandos vai desaparecer do Windows 10?

Ao longo dos últimos anos, a Microsoft tem vindo a melhorar significativamente o seu sistema operativo para PCs. Nesse sentido, a empresa de Redmond tem inovado algumas ferramentas, como é o caso do Paint, mas também surgem rumores de que a empresa irá “matar” outras, como é o caso do velhinho Painel de Controlo e até, quem sabe, a mítica Linha de Comandos.

A última actualização do Windows 10 (Preview Build 14971) traz já uma alteração que passa a mítica Linha de Comandos para segundo plano, dando prioridade e visibilidade ao PowerShell.

Como sabemos, o PowerShell é mais poderoso que o terminal e, nesse sentido, a Microsoft quer dar-lhe mais visibilidade e quem sabe até (um dia destes) acabar de vez com a Linha de Comandos.

Por agora essa alteração apenas está aplicada aos utilizadores que fazem parte do programa Insiders (e que têm a Preview Build 14971) mas continua a existir a possibilidade de reverter essa alteração nas Definições, como se pode ver pela imagem seguinte.


Com as alterações agora realizadas pela Microsoft, ao carregar em Win+X desaparece a opção que permitia executar de imediato a Linha de Comandos, através do menu, e passa a aparecer Windows PowerShell.

Se a Microsoft vai ou não abandonar a Linha de Comandos no Windows 10 isso ainda não se sabe. No entanto o PowerShell acaba por fazer tudo o que poderíamos fazer no terminal e muito mais.


Fonte: pplware

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018