Western Digital lança PiDrive, HD criado com foco no Raspberry Pi

O PiDrive é o novo disco rígido da Western Digital, criado especificamente para atender as necessidades de usuários do Raspberry Pi. O HD conta com espessura de 7 mm e 314 GB de espaço para dados que podem ser acessados e escritos no disco por meio de uma interface USB, já que nenhuma versão do Raspberry Pi conta com conector SATA. O drive virá acompanhado do BerryBoot, um bootloader criado para facilitar a instalação de diversos sistemas operacionais compatíveis com a placa.





A principal diferença do PiDrive para um HD convencional da Western Digital está na interface USB em lugar do conector SATA. Segundo a WD, a troca não apenas torna o drive compatível com o Raspberry, como facilita a montagem da placa, já que o conector permite instalação sem cabos compridos.

O drive já está disponível e pode ser comprado por preços que partem dos US$ 31 (cerca de R$ 96, em conversão direta) no mercado norte-americano, ainda sem previsão de chegada no Brasil. Contudo, como tudo que envolve o Raspberry Pi no Brasil é importado, de cases de acrílico a telas LCD, é possível que o HD da Western desembarque no comércio especializado para atender as necessidades de quem precisa de muito mais espaço em seus projetos.

Os 314 GB parecem, a princípio, uma quantidade de espaço estranha. No entanto, esse valor é, na verdade, uma referência ao número Pi (3,14), usado no nome oficial do computador.

O Raspberry Pi, independente da versão, é um computador que não possui nenhum tipo de armazenamento de dados embutido. A princípio, a instalação de sistema operacionais e arquivos em geral é feita em cartões microSD.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta