7 comportamentos na web que você precisa mudar imediatamente





Um estudo divulgado pela Kaspersky Labs nesta segunda-feira, 12, lista 7 erros comuns cometidos pela maioria das pessoas quando se trata de segurança na web. Confira alguns comportamentos que devem ser interrompidos imediatamente para uma vida digital mais segura:

1. Confiar demais em um Wi-Fi aberto

“Criminosos podem criar um ponto de acesso Wi-Fi e nomeá-lo como ‘Hotel Guest 3’, por exemplo. Caso você tenha garantido que a rede aberta é o que parece, não significa que criminosos não estejam espionando a rede”, explica a empresa de segurança. O ideal é prestar atenção e evitar acessar sites de bancos e de compras ao se conectar nesse tipo de conexão. Se possível, utilize uma VPN.

2. Escolher senhas simples

Não use nomes de animais de estimação, datas de aniversários, nomes de familiares e coisas do tipo. Segundo a Kaspersky, essas são as piores senhas possíveis. Procure criar combinações difíceis e utilize ferramentas para verificar se a senha escolhida é segura.

3. Reutilizar senhas

Utilizar uma senha forte em diversos locais pode ajudar a enfraquece-la. Mesmo que a palavra-passe seja difícil de ser adivinhada, isso não significa que ela não pode ser hackeada por criminosos. Assim, nunca use a mesma senha para todos os cadastros.

4. Clicar em links recebidos por e-mail

Clicar em um link de spam ou phishing pode levá-lo automaticamente a um site que baixará um malware para seu computador ou para um site que pode até parecer familiar, mas irá roubar sua senha. Evite também clicar em links com posts que servem apenas para atrair likes, como “curta e compartilhe para ganhar um smartphone”.

5. Fornecer informações de login a qualquer um

Mantenha suas informações para você. Assim, você ajuda a evitar que pessoas mal intencionadas consigam acessar suas contas.

6. Avisar que está viajando

Fotos com geolocalização que mostram onde o usuário está, podem localizá-lo e ajudar criminosos a saber que ele não está em casa. Mantenha essas informações em segredo.

7. Aceitar configurações de privacidade padrão de redes sociais

As redes sociais oferecem a possibilidade de controlar as informações que você transmite – para o público e para suas conexões. Pode ser uma boa ideia investigar e alterar as configurações padrão oferecidas pelas empresas. Antes de registrar uma nova conta, tire cinco minutos para dar uma boa olhada nas suas configurações de privacidade. Para contas já existentes, deixe de lado alguns minutos para confirmar se você está compartilhando suas informações apenas com quem você quer.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta