Novos cabos HDMI terão suporte para resolução maior que 8K



O HDMI Forum, um grupo da indústria audiovisual responsável pelo padrão HDMI de transmissão de dados, divulgou nesta semana detalhes sobre a nova versão de seus cabos. Segundo o fórum, os cabos HDMI 2.1 serão capazes de transmitir imagens em resolução 8K a 60 quadros por segundo, ou em resoluções ainda maiores, com taxa de quadro menor.

Para isso, os cabos serão capazes de transmitir até 48 gigabits por segundo de informações. Trata-se de quase o triplo da capacidade dos cabos anteriores, que podiam transmitir "apenas" 18 Gbps. Os novos cabos serão retrocompatíveis com os cabos atuais, o que significa que eles funcionarão também com dispositivos mais antigos.


Além das resoluções absurdas, os cabos HDMI 2.1 também serão capazes de transmitir cores em HDR e áudio eARC com base em objetos. Isso significa que ele será compatível com sistemas que detectam a posição das caixas de som em um ambiente e ajustam o áudio de acordo, segundo o ArsTechnica. O HDMI Forum anunciou que pretende começar a disponibilizar os novos cabos entre abril e junho de 2017.

Pixels do futuro

Gamers que se preocupam em obter o máximo possível de detalhes de suas imagens também se beneficiarão do novo padrão. Isso porque ele disponibilizará um recurso de sincronização que permite que "uma placa de vídeo mostre a imagem no momento em que ela é renderizada". Isso deve aliviar problemas como atraso nos inputs ou artefatos na tela de jogadores mais detalhistas.

Considerando que uma tela de resolução 8K tem cerca de 33 milhões de pixels, e que os cabos suportam 8K a 60 quadros por segundo, isso significa que eles são capazes de transmitir mais de 2 bilhões de pixels por segundo. E isso sem contar os dados de áudio que também viajam pelo cabo.

Como o The Verge lembra, porém, ainda deve levar bastante tempo até que as capacidades dos cabos HDMI 2.1 tenham oportunidade de ser testadas. Por enquanto, ainda é bastante raro encontrar filmes, vídeos e séries em 4K, e a resolução 8K ainda existe majoritariamente na forma de testes de transmissão ou protótipos de empresas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta