Após cinco anos, mercado brasileiro de PCs finalmente volta a crescer



As vendas de PCs alcançaram a marca de 1,1 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2017, aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da IDC Brasil. 

Esse é o primeiro crescimento registrado pelo mercado local de computadores nos últimos cinco anos, de acordo com a consultoria.

Desse total de vendas, 701 mil unidades foram notebooks e 405 mil foram desktops. Os consumidores finais responderam por 65% das compras, enquanto que o segmento corporativo ficou com os 35% restantes. 

Preço mais baixo

Vale destacar que o tíquete médio dos PCs vendidos nos três primeiros meses deste ano ficou em 2.141 reais, valor 22% mais baixo do que o preço médio dos computadores entre janeiro e março de 2016.

De acordo com a IDC, essa queda de mais de 600 reais, causada principalmente por promoções e dólar mais baixo, certamente ajudou no aumento das vendas. 

“A melhora aconteceu devido ao fim da oscilação do dólar, às promoções realizadas pelos varejistas para incentivar a compra e ao aumento da confiança do setor corporativo para investir”, explica o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge.

Expectativa

Para 2017, a IDC Brasil prevê um leve crescimento, de 1,2%, no mercado de PCs do nosso país. Segundo a consultoria, deverão ser comercializados 4,5 milhões unidades até o final do ano, sendo sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebooks.


Fonte: IDG now

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta