bannerrootday

Após cinco anos, mercado brasileiro de PCs finalmente volta a crescer



As vendas de PCs alcançaram a marca de 1,1 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2017, aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da IDC Brasil. 

Esse é o primeiro crescimento registrado pelo mercado local de computadores nos últimos cinco anos, de acordo com a consultoria.

Desse total de vendas, 701 mil unidades foram notebooks e 405 mil foram desktops. Os consumidores finais responderam por 65% das compras, enquanto que o segmento corporativo ficou com os 35% restantes. 

Preço mais baixo

Vale destacar que o tíquete médio dos PCs vendidos nos três primeiros meses deste ano ficou em 2.141 reais, valor 22% mais baixo do que o preço médio dos computadores entre janeiro e março de 2016.

De acordo com a IDC, essa queda de mais de 600 reais, causada principalmente por promoções e dólar mais baixo, certamente ajudou no aumento das vendas. 

“A melhora aconteceu devido ao fim da oscilação do dólar, às promoções realizadas pelos varejistas para incentivar a compra e ao aumento da confiança do setor corporativo para investir”, explica o analista de pesquisa da IDC Brasil, Pedro Hagge.

Expectativa

Para 2017, a IDC Brasil prevê um leve crescimento, de 1,2%, no mercado de PCs do nosso país. Segundo a consultoria, deverão ser comercializados 4,5 milhões unidades até o final do ano, sendo sendo 1,6 milhão de desktops e 2,9 milhões de notebooks.


Fonte: IDG now

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

CANAL NO TELEGRAM

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018