Brasil tem 24 milhões de computadores infectados com malware Fireball




No Brasil existem mais de 24 milhões de computadores infectados com malware, em todo o mundo estimam-se que o número de máquinas à mercê dos piratas atinja os 250 milhões. A empresa especialista em segurança informática CheckPoint detalhou esta estatística preocupante para a era digital.

Muitos dos computadores de todo o mundo estão infetados com malware Fireball, que é capaz de se instalar em browsers de Internet e que permite aos piratas o simples envio de uma ordem e o computador dominado a realizará, mesmo que essa vontade seja alheia à intenção do utilizador.

O Fireball tem a autoria atribuída a uma empresa de marketing chinesa, a Rafotech, que de acordo com a CheckPoint visa manipular os PCs infectados para entrar em sites e gerar receitas de publicidade. A alteração da página inicial do browser utilizado no computador e o motor de busca predefinido do browser por uma ferramenta falsa é responsável pela geração de muitos milhões de visita a sites de pesquisa alternativos aos tradicionais Google e Yahoo. O vírus Fireball procura também obter informações privadas das vítimas, possibilitando o roubo de senhas e outros dados.

De acordo com o relatório da CheckPoint, o Brasil está entre as principais vítimas do Fireball. Ao todo reside em 24,1 milhões de máquinas, o que em termos de expressão mundial pode ser traduzido em 9,6%. A Índia lidera este ranking com 25,3 milhões (10,1%). A lista compreende ainda outros territórios como México, com 16,1 milhões (6,4%), e Indonésia, com 13,1 milhões (5,2%).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta