Microsoft anuncia "Acesso controlado de pastas" para brecar Crypto-Ransomware



A Microsoft planeja lançar um novo recurso do Windows Defender chamado Controlled Folder Access, que bloqueia a ação de aplicativos não autorizados a fazerem alterações em arquivos localizados dentro de pastas especialmente designadas.

A Microsoft enviou o recurso Controlled Folder Access como parte do Windows 162 Insider Preview Build 16232, lançado ontem à noite.

O novo recurso do Windows Defender vigia seus arquivos

O recurso funciona de forma muito simples. Uma vez ligado o Controlled Folder Access examinará todos os arquivos armazenados dentro de uma lista de pastas.

Se um aplicativo faz modificações em arquivos, o Windows Defender irá verificar o aplicativo em uma lista de aplicativos da lista branca (permitidos) para editar esses documentos.

Se o aplicativo não estiver na lista, o Windows Defender bloqueara sua execução, adicionando o aplicativo a uma lista negra (bloqueados) e informará o usuário através de uma notificação na área de trabalho.

Controlled Folder Access possui duas configurações personalizáveis. O primeiro permite aos usuários adicionar pastas personalizadas que o Windows Defender deve assistir, como pastas com fotos familiares, dados de trabalho e outros.

Por padrão, Controlled Folder Access verá todos os arquivos encontrados nas pastas padrão da biblioteca do Windows, como Documentos, Imagens, Filmes e Desktop. Enquanto os usuários podem adicionar e remover suas pastas pessoais, essas pastas padrão são codificadas no recurso e não podem ser removidas.

O segundo recurso de personalização permite aos usuários adicionar aplicativos que podem interagir com arquivos armazenados em pastas controladas. A Microsoft diz que a maioria dos aplicativos são considerados "amigáveis" e já estão na lista branca. Esta configuração deve ser usada apenas para permitir aplicativos não padronizados e raramente usados.
Traduzido e adaptado por Nuvem de Bits. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ransomware de origem russa Spora chega ao Brasil e causa estragos

Intel anuncia nova tecnologia de armazenamento

Nintendo Switch já está sendo vendido no Brasil e o preço assusta