bannerrootday

Golpe do boleto falso já foi enviado a mais de 260 mil e-mails brasileiros



Todo mundo sabe, mas a tentação de clicar naquele link que chega de um remetente duvidoso é grande. No caso do Brasil, o golpe vem com cara de urgência.

A unidade de pesquisa da Palo Alto Networks, empresa de segurança digital, identificou uma campanha de spam que usa boletos falsos para atacar as vítimas.

O golpe é simples. O usuário recebe o e-mail e clica no link para baixar o arquivo. Nesse momento, ele instala sem saber um malware que vai roubar seus dados.

Essa artimanha foi enviada a mais de 260 mil endereços eletrônicos desde junho de 2017. Nas mensagens, títulos como "Envio de Boleto — URGENTE" muitas vezes acabam sensibilizando o destinatário, principalmente os mais ingênuos e aqueles que não têm a vida financeira controlada.

No corpo da mensagem, há um hiperlink e um arquivo em PDF. Ambos criam a conexão necessária para o hacker.

O anexo em PDF apresenta erro que leva o usuário a achar que o problema é na rede dele. As mensagens orientam a continuar o processo: "Ocorreu um erro inesperado. Clique para abrir o arquivo PDF". É nesse momento que o golpe acontece, quando o remetente clica no hiperlink presente está no corpo do e-mail. A conexão direciona para uma URL que instala o malware.

Orientações de segurança

A orientação é a mesma de sempre. Nunca clicar em links ou baixar arquivos de remententes suspeitos. Bancos não costumam enviar boletos por e-mail. Se você não reconhece o endereço ou ele parece suspeito, ligue para a instituição e confirme se houve ou não algum envio.

Além disso, instale um programa antivírus e o mantenha atualizado.

Fonte: Canaltech

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANAL NO TELEGRAM

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018