bannerrootday

Mozilla e Google estão criando novo formato de imagem, deixando JPG no passado

Não é nenhuma novidade que a compactação do formato JPG reduz um bom tanto a qualidade das imagens, além de o formato ter uma variedade limitada de tons e brilho. Mas, se depender da Google e da Mozilla, o JPG será aposentado em um futuro próximo com a chegada do AV1, novo formato que chega para concorrer com o HEIC, da Apple, criado com a mesma proposta de derrubar o JPG.

Ainda em estágio inicial de desenvolvimento, o AV1 já apresenta qualidade melhor do que o HEIC, resultando em imagens mais nítidas e menos pixelizadas com a mesma compressão. Você mesmo pode comparar várias fotografias nos dois formatos neste site aqui, e, na seguinte imagem, podemos comparar a mesma fotografia, com a mesma compactação, nos formatos JPG, HEIC e AV1:




Isso significa que, caso o AV1 se torne o novo formato-padrão para as imagens usadas na internet, veremos fotografias com qualidade melhor por aí, sem que o arquivo "pese" mais por conta disso. O novo formato também beneficia imagens com textos, incluindo logomarcas, não perdendo definição como acontece com o JPG. Ainda, usa-se o HDR para deixar as cores das cenas ainda mais realistas.

Já ao comparar o AV1 com o HEIC, também é possível notar uma melhoria na qualidade com a mesma compactação. Ainda, o AV1 dispensa licenciamentos, podendo ser usado por qualquer um sem precisar pagar por isso (diferentemente do HEIC, da Apple, que exige licenciamento). Já prevendo que a questão do licenciamento pode fazer com que o formato HEIC não seja adotado amplamente, a Maçã recentemente se uniu às gigantes que fazem parte do Alliance for Open Media, trabalhando também no codec AV1 para vídeos.

Fonte: Canaltech


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CANAL NO TELEGRAM

Aprenda mais sobre segurança da Informação no evento Worksec

SanDisk lança cartão microSD de 400 GB para celulares na MWC 2018